Bsbart

A Turma do Pererê

A Turma do Pererê Teve um Enorme Impacto Cultural

Como hoje é Dia do Saci, esse folclórico personagem brasileiro, resolvemos falar sobre A Turma do Pererê e a importância dessa HQ.

Escrita e ilustrada pelo grande cartunista Ziraldo, a HQ era um sucesso de vendas da editora O Cruzeiro, mas saiu dos jornaleiros com a chegada ditadura militar, em 1964. Comecei a ler A Turma do Pererê na década de 70, quando a revista já era publicada pela Editora Abril e lembro desses personagens até hoje. Como hoje é Dia do Saci, um personagem totalmente brasileiro, não poderia deixar de falar sobre Pererê, Galileu, Tininim, Alan, Moacir, Geraldinho, Pedro e toda essa fantástica turma da Mata do Fundão.

Lançada há quase 64 anos, essa revista em quadrinhos teve um enorme impacto cultural, pois é a primeira a priorizar o folclore brasileiro e trazer um protagonista totalmente inspirado na lenda do Saci Pererê. Além disso, ela mostrava paixões nacionais como o futebol, o samba e um humor bem brasileiro, algo que as revistas estrangeiras não tinham. Por isso ela é considerada a primeira revista em quadrinhos totalmente brasileira e a primeira HQ colorida lançada aqui.

Ainda encontramos A Turma do Pererê em algumas livrarias e também na Amazon.

A Turma do Pererê surgiu na década de 1960 e foi a primeira revista em quadrinhos feita por um só autor e com personagens brasileiros. Inspirada nos índios, animais e personagens das lendas e do folclore brasileiro, como o Saci, esta criação do cartunista e escritor Ziraldo foi escolhida como uma das 100 melhores histórias em quadrinhos do século XX, pelo Salão Internacional de Banda Desenhada de Portugal.

Ziraldo dedicou sua vida à literatura e à ilustração para crianças. Ele era artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu Estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil.

A carreira de Ziraldo inicia na revista Era Uma Vez…, onde fazia colaborações mensais. Em 1957, começa a publicar seus trabalhos na revista A Cigarra e, posteriormente, em O Cruzeiro, além do Jornal do Brasil e as revistas Visão e Fairplay. Ziraldo fez cartazes para inúmeros filmes brasileiros, como Os Fuzis, Os Cafajestes, Selva Trágica e Os Mendigos. Em 1960 lançou A Turma do Pererê, a primeira HQ totalmente brasileira.

Durante o período da ditadura militar (1964-1984), Ziraldo realizou um trabalho intenso de resistência à repressão, fundando com outros humoristas O Pasquim. Em 1968 teve seu talento reconhecido internacionalmente com a publicação de suas produções na revistas Graphis, Penthouse, Private Eye, Plexus, Planète e Mad. Sua maior criação é O Menino Maluquinho, livro que diverte as crianças de todo o país até hoje, pois é adaptado para histórias em quadrinhos, teatro, cinema e televisão.

Ziraldo morreu aos 91 anos, em 2024, mas sua obra sempre será eterna.

Editora: ‎Globinho; 1ª edição (1 dezembro 2006)
Idioma: ‎Português
Capa Comum: 112 páginas
ISBN-10: ‎8525047740
ISBN-13: ‎978-8525047748
Dimensões: ‎ 20.32 x 0.79 x 27.64 cm
Ranking dos mais vendidos: Nº 3.112 em Graphic Novels

Compre aqui

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, CEO Host Marketing Digital, Botafoguense, praticante de esportes e fã de Rock.

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.