Úrsula, publicado em 1859, é o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o primeiro antiescravista.
A leitura do romance Úrsula nos provoca muitas emoções. Inicialmente o fato de ser o primeiro romance escrito por uma mulher brasileira, de origem africana, publicado no Brasil. Em seguida a riqueza do texto e a emoção descrita. O romance é uma história de luta pelo o amor verdadeiro e a busca incessante pelos direitos das mulheres negras e escravizadas.
O romance Úrsula talvez seja o primeiro representante do romantismo brasileiro e se manteve apagado por tantos anos, só agora alcançando seu valor literário. Maria Firmina dos Reis desafiou uma sociedade machista e escravocata e publicou sua obra, no Brasil de 1859, nos dando o prazer dessa leitura. Só agora a autora começa a ser reconhecida como uma voz na busca pela abolição da escravidão, no Brasil do século XIX.
– Continua depois da Publicidade –
Sinopse do livro
Úrsula é o romance inaugural da chamada literatura afro-brasileira e uma produção literária afrodescendente que tematiza a negritude, mas a partir de uma perspectiva própria. Organizado em vinte capítulos, o livro pode ser dividido em quatro momentos distintos. Porém, é na quarta parte, que notamos a riqueza desse romance de cunho antiescravista, através da solidariedade particular de Maria Firmina dos Reis para com os oprimidos, especialmente com as mulheres, africanos e afrodescendentes escravizados.
Sobre a Autora
Maria Firmina dos Reis nasceu na Ilha de São Luís, no Maranhão, em 11 de março de 1825. A autora é registrada como filha de João Pedro Esteves e Leonor Felipe dos Reis. Além disso é prima do escritor maranhense Francisco Sotero dos Reis, mas por parte da mãe. Em 1830, muda com a família para a Vila de São José de Guimarães, onde vive na casa de uma tia materna. Em 1847, concorre à cadeira de Instrução Primária nessa localidade e, sendo aprovada, ela inicia sua carreira como professora de primeiras letras, de 1847 a 1881.
Negra e bastarda, Maria Firmina enfrenta a barreira dos preconceitos e publica, em 1859, o romance Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil e um dos primeiros escrito por uma mulher brasileira.
Ficha Técnica
Editora: Zouk; 1ª edição (9 agosto 2018)
Idioma: Português
Capa comum: 576 páginas
ISBN-10: 8580490642
ISBN-13: 978-8580490640
Dimensões: 21.2 x 13.6 x 1.6 cm
Ranking dos Mais Vendidos: Nº 783 em Romance Histórico Romance
Compre na Amazon: Clique Aqui
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos