Bsbart

Vivendo de brisa: teatro e música reunidos em livro

Uma Crônica Musical Sobre a Era do Rádio

Vivendo de brisa é uma comédia musical e agora um livro acompanhado de 13 canções, com lançamento marcado para o dia 5 de dezembro.

Essa comédia musical estreou nos palcos de Brasília em 2019 e agora essa peça, acompanhada das 13 canções, ganha um livro, que será lançado na Livraria da Travessa. 

Vivendo de brisa é um livro de Fernando Marques, professor da UnB, dramaturgo e compositor, que tem em suas obras uma pesquisa minuciosa sobre os musicais brasileiros, principalmente sobre a era de ouro do rádio. Logo nas primeiras páginas o leitor é convidado a apontar seu celular para o QR code e se entregar ao ritmo de samba-canção, samba sincopado, fox, frevo, baião e valsa. Vivendo de brisa, comédia musical em dois atos e oitavo livro do autor, é para ser lido e ouvido.  

Comédia musical em dois atos, Vivendo de Brisa retrata o ambiente do Rio de Janeiro de “fins da década de 1930 a meados da década de 1940”, período em que o rádio reinava absoluto e o samba ganhava as multidões. O livro apresenta a trajetória de ascensão e queda profissional e amorosa de um jovem negro, aspirante a compositor, o sambista Geraldo de Matos – livremente inspirado na figura dos compositores Wilson Baptista (1913-1968) e Geraldo Pereira (1918-1955). 

Fernando Marques cria uma crônica musical que traz à vida, com humor, mas sem condescendência ou romantismo, a era do rádio, então o grande veículo de massas. Ressurge diante de nossos olhos a época em que viveram e trabalharam os primeiros grandes nomes da nossa música popular, com detalhes do funcionamento do mercado fonográfico, com todos os seus vícios – alguns dos quais perduram até hoje –, e também as relações pessoais baseadas na exploração profissional e no machismo explícito.

Os diálogos ágeis e a qualidade das canções prendem a atenção do leitor e são bem-sucedidos em evocar o contexto social e cultural em que a ação se passa. Certamente um tempo que marcou nosso panorama cultural e deixou um legado duradouro em nossa música.

José Fernando Marques de Freitas Filho é professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB na área de Teoria Teatral, jornalista, escritor e compositor. Fez pós-doutorado em Literatura e História na Universidade de Lisboa com pesquisa sobre ideias humanistas (2017/2018). Publicou os livros Retratos de mulher (poemas, Varanda, 2001); Últimos: comédia musical em dois atos (livro-CD, Perspectiva, 2008); Contos canhotos (LGE, 2010)Zé: peça em um ato (Perspectiva, 2003; 2ª. ed.: É Realizações, 2013); Com os séculos nos olhos: teatro musical e político no Brasil dos anos 1960 e 1970 (Perspectiva, 2014); A província dos diamantes: ensaios sobre teatro (Autêntica/Siglaviva, 2016).

Autor da comédia A quatro, encenada em Brasília em 2008, e das canções do CD De cor (2014), da cantora Wilzy Carioca.

Editora: ‎Editora Perspectiva S/A – 1ª edição em 2024
Idioma: ‎Português
Capa comum: ‎176 páginas
ISBN-10: 6555052112
ISBN-13: ‎978-6555052114
Dimensões: ‎ 15 x 1.1 x 20 cm
Compre na Amazon: Clique Aqui

Autor: Fernando Marques
Data: 5 de Dezembro – 19:00 h
Local: Livraria da Travessa – Casa Park

Compre aqui

Equipe de Redação

Mídias relacionadas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Livros
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.