Bsbart

Vivendo de brisa: teatro e música reunidos em livro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma Crônica Musical Sobre a Era do Rádio

Vivendo de brisa é uma comédia musical e agora um livro acompanhado de 13 canções, com lançamento marcado para o dia 5 de dezembro.

Essa comédia musical estreou nos palcos de Brasília em 2019 e agora essa peça, acompanhada das 13 canções, ganha um livro, que será lançado na Livraria da Travessa. 

Vivendo de brisa é um livro de Fernando Marques, professor da UnB, dramaturgo e compositor, que tem em suas obras uma pesquisa minuciosa sobre os musicais brasileiros, principalmente sobre a era de ouro do rádio. Logo nas primeiras páginas o leitor é convidado a apontar seu celular para o QR code e se entregar ao ritmo de samba-canção, samba sincopado, fox, frevo, baião e valsa. Vivendo de brisa, comédia musical em dois atos e oitavo livro do autor, é para ser lido e ouvido.  

Comédia musical em dois atos, Vivendo de Brisa retrata o ambiente do Rio de Janeiro de “fins da década de 1930 a meados da década de 1940”, período em que o rádio reinava absoluto e o samba ganhava as multidões. O livro apresenta a trajetória de ascensão e queda profissional e amorosa de um jovem negro, aspirante a compositor, o sambista Geraldo de Matos – livremente inspirado na figura dos compositores Wilson Baptista (1913-1968) e Geraldo Pereira (1918-1955). 

Fernando Marques cria uma crônica musical que traz à vida, com humor, mas sem condescendência ou romantismo, a era do rádio, então o grande veículo de massas. Ressurge diante de nossos olhos a época em que viveram e trabalharam os primeiros grandes nomes da nossa música popular, com detalhes do funcionamento do mercado fonográfico, com todos os seus vícios – alguns dos quais perduram até hoje –, e também as relações pessoais baseadas na exploração profissional e no machismo explícito.

Os diálogos ágeis e a qualidade das canções prendem a atenção do leitor e são bem-sucedidos em evocar o contexto social e cultural em que a ação se passa. Certamente um tempo que marcou nosso panorama cultural e deixou um legado duradouro em nossa música.

José Fernando Marques de Freitas Filho é professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB na área de Teoria Teatral, jornalista, escritor e compositor. Fez pós-doutorado em Literatura e História na Universidade de Lisboa com pesquisa sobre ideias humanistas (2017/2018). Publicou os livros Retratos de mulher (poemas, Varanda, 2001); Últimos: comédia musical em dois atos (livro-CD, Perspectiva, 2008); Contos canhotos (LGE, 2010)Zé: peça em um ato (Perspectiva, 2003; 2ª. ed.: É Realizações, 2013); Com os séculos nos olhos: teatro musical e político no Brasil dos anos 1960 e 1970 (Perspectiva, 2014); A província dos diamantes: ensaios sobre teatro (Autêntica/Siglaviva, 2016).

Autor da comédia A quatro, encenada em Brasília em 2008, e das canções do CD De cor (2014), da cantora Wilzy Carioca.

Editora: ‎Editora Perspectiva S/A – 1ª edição em 2024
Idioma: ‎Português
Capa comum: ‎176 páginas
ISBN-10: 6555052112
ISBN-13: ‎978-6555052114
Dimensões: ‎ 15 x 1.1 x 20 cm
Compre na Amazon: Clique Aqui

Autor: Fernando Marques
Data: 5 de Dezembro – 19:00 h
Local: Livraria da Travessa – Casa Park

Equipe de Redação

Mídias relacionadas:
Compre aqui

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa vertical
banner alexa horizontal