Grande encontro na Arena Conic encerra 2025 celebrando a força feminina, as rodas de batucada, a cultura popular e a ocupação do centro de Brasília.
Brasília encerra 2025 com alma, ritmo e coração. A cidade recebe A Última Batucada, um grande encontro dedicado à força feminina no samba e no pagode. Elas reúnem música, cultura popular, economia criativa e ocupação qualificada do centro da capital. O festival integra uma série de ações voltadas ao fomento do turismo cultural e do turismo de eventos do DF. Assim, busca promover Brasília como polo estratégico de atração de visitantes, geração de renda e valorização artística.
“A Última Batucada nasce como uma celebração, mas também como uma estratégia de fortalecimento do centro de Brasília. Queremos mostrar que o Conic e os setores de diversão sul e norte são áreas de ocupação historicamente importantes e que precisam ser reocupadas, uma vez que são de grande relevância histórica desde a década de 60”, ressalta Lucas Formiga, um dos produtores do evento.
– Continua Depois da Publicidade –
Atrações majoritariamente femininas
A grande atração da noite é Teresa Cristina, uma das intérpretes mais marcantes do samba contemporâneo Inspirada no sucesso do espetáculo Pagode, Preta, a artista apresenta um repertório de clássicos dos anos 80 e 90. Assim, homenageia nomes como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Raça Negra e Só Pra Contrariar. A banda é formada exclusivamente por mulheres pretas. Teresa transforma o palco num espaço de celebração, memória e força coletiva.
Além disso, o festival traz movimentos vibrantes da música brasiliense. O Samba Urgente, roda de samba formada por jovens músicos da capital convida Teresa Lopes para participação especial. O Bloco das Divinas Tetas, eleito o melhor bloco carnavalesco da Capital Federal, leva a energia tropicalista e libertária para o palco. Já o coletivo Elas Que Toquem apresenta uma roda pulsante misturando samba, choro e pagode.
“O festival acontece em plena Arena Conic, integrada ao maior corredor de grafite a céu aberto do DF graças ao projeto Vulica.”
– Continua Depois da Publicidade –
Pista dançante e experiência gastronômica e de artesanato
A pista dançante da noite tem La Ursa, Umiranda, DJ Laine de Olinda e Chico Aquino. Este traz um repertório inspirado nas lendárias noites da Makossa e da Tônica. Além disso, A Última Batucada amplia a experiência cultural com criatividade, gastronomia e artes visuais. A Feira de Economia Criativa reúne 12 expositores selecionados por chamamento público. Haverá artesanato, design autoral, moda sustentável e produtos criativos. As vendas são revertidas aos artesãos e reforçam o compromisso com a produção local. A gastronomia estará presente com oito empreendedores locais, valorizando sabores do Cerrado e da culinária afro-brasileira.
Informações A Última Batucada
Local: Arena Conic – SDS
Data: 20 de dezembro – 19:00 h às 05:00 h
Classificação Indicativa: 18 Anos
Ingressos: Compre Aqui




