Bsbart

Celso Blues Boy: o inesquecível mago da guitarra

Quando:
07/06 - 15:00h   a   08/06 - 14:00h
Local:
Espaço Cultural Renato Russo
O Quito Blues Festival Acontece Nessa Sexta e Sábado

Estava preparando o ouvido para o Quito Blues e minha playlist tem vários clássicos deste ritmo criado no Mississipi e, por isso, ouvi muito Celso Blues Boy.

Por incrível que pareça, estou indo para o segundo show de Blues aqui em Brasília, algo que devemos comemorar muito, pois esse ritmo não ecoa muito pelas asas da nossa capital. Por causa disso, passei a noite melhorando minha playlist de Blues e, no meio de John Lee HookerRobert JohnsonBuddy Guy e vários outros, não poderia faltar as músicas de Celso Blues Boy, esse blueseiro brazuca que nasceu em 1956.

Celso Blues Boy e B.B. King

Celso Blues Boy e B.B. King

Apesar de conhecer algumas músicas desse artista, posso dizer que a minha introdução nesse universo “Celsístico”aconteceu em Saquarema, regada com muito Jack e Johnnie. Isso, lógico, em plena década de 80, período em que Celso Blues Boy praticamente morava no Circo Voador. Mas nunca fui a nenhum show dele no Rio, algo surpreendente, e só assisti a primeira apresentação do artista aqui em Brasília.

Aumenta Que Isso Aí É Rock And Roll é um hit composto e gravado por Celso Blues Boy (1956-2012), guitarrista de voz rouca e grande referência para os jovens roqueiros oitentista. Aliás, essa frase é dita por várias gerações, mas muitas pessoas nem devem saber que ela surgiu nessa música, gravada em 1984. Aumenta Que Isso Aí É Rock And Rolltambém é o nome de um filme em cartaz e que conta a história da Fluminense FM, A Maldita, emissora de rádio que praticamente lançou essa geração BRock. Ela não é minha música preferida do Celso, mas está presente em minha playlists, ao lado de Sempre BrilharáBrilho da NoiteBlues MotelAtrás do Tempo Perdido e várias outras.

Quem nunca ouviu uma música ou um álbum inteiro de Celso Blues Boy, não sabe o que está perdendo. Pois esse músico já tocou ao lado de B.B. King e gravou Indiana Blues com essa lenda da guitarra, um álbum essencial e que levou 4 anos para ser produzido. É lógico que esse álbum tem Mississipi, tocada ao lado de B.B. King, pois essa letra fala sobre a lenda de Robert Johnson e o seu pacto com o diabo numa encruzilhada.

Celso Ricardo Furtado de Carvalho, nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira artística tocando com Raul Seixas, Sá & Guarabira e até Luiz Melodia. Em 1976 ele resolve criar a banda Legião Estrangeira e também passa a ser guitarrista da Aero Blues. Tudo começa a mudar em 1980, quando Celso envia uma fita com suas músicas para a Rádio Fluminense. A partir desse momento o artista passa a gravar solos e bases com uma Fender Stratocaster e uma Fender Telecaster, mas depois utiliza sua especial Fender Southern Cross, único modelo brasileiro dessa icônica marca de guitarras, produzida pela Giannini.

Celso Blues Boy

Dois álbuns raros e um deles está autografado 

Não tenho nenhum vinil do Celso, por isso entrei em contato com uma pessoa que é muito mais fã do que eu. São esses dois álbuns acima, que devem ser bem difícil de encontrar e, com certeza, muito raros, pois um deles está até autografado. É uma pena que não produzam mais nenhum álbum do Celso e o último, de acordo com a minha pesquisa, foi lançado em 2005. 

Marginal Blues (1986)
3 (1987)
Quando a Noite Cai (1989)
Indiana Blues (1996)
Nuvens Negras Choram (1998)
Série Gold: Ao Vivo (1998)
Vagabundo Errante (1999)
Novo Milênio (2005)

O artista também lançou, em 2008, seu primeiro e único DVD, Quem Foi Que Falou Que Acabou o Rock n’Roll?, gravado, lógico, no Circo Voador. Eternizando essa canção: “Por dentro eu sei, Que nunca senti 
Nada além de amor, Tudo o que vivi…”
.

Alô turma da Rua da Praia, balancem o gelinho no copo, apertem o play e lembrem do tempo que ouvíamos muito Celso Blues em Saquarema. No tempo em que todo mundo dormia acordado e escutava esse som pesado no rádio. Só não tinha um vizinho gritando: Aumenta Que Isso Aí É Rock And Roll.

Veja abaixo o vídeo comemorativo que o Circo Voador fez para o artista.

Local: Espaço Cultural Renato Russo
Data: 7 de junho – a partir das 15:00 h • 8 de junho – a partir das 14:00 h
Ingressos: Compre Aqui

Hugo Machado

Publicitário, Escritor, CEO Host Marketing Digital, Botafoguense, praticante de esportes e fã de Rock.

Galeria
Video

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal
Mais Shows
Veja também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner alexa horizontal

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.