A 17ª edição do Festival Latinidades celebra a mulher negra latino-americana e caribenha acontece de no Museu Nacional.
O Festival Latinidades nasceu no Distrito Federal mas já esteve em vários locais do Brasil e do exterior. A 17ª edição acontece em Brasília e tem o tema Vem Ser Fã de Mulheres Negras. O evento celebra a mulher negra latino-americana e caribenha e acontece de 25 a 27 de julho, no Museu Nacional da República. Toda a programação é gratuita e tem atividades formativas e artísticas, como os shows que acontecem e mostramos abaixo.
Alaíde Costa
Com mais de oitenta anos de vida, sessenta dos quais dedicados à música brasileira, Alaíde Costa continua encantando todas as plateias para as quais continua a apresentar a sua arte, com voz delicada, afinação impecável e refinado gosto musical.
Bia Ferreira
Bia Ferreira é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira que passeia por ritmos afrodiaspóricos como o soul, o r&b, e o rap, mas mescla a música brasileira como o samba e o repente. Tudo isso para que sua arte mexa com a mente e com o corpo das pessoas.
Além disso, a compositora é reconhecida por letras contundentes e que incluem temas importantes como necropolítica, cotas raciais, antirracismo, a luta pelos direitos das mulheres, da população lgbtqiap+ e a afetividade destes corpes, a fim de pautar tecnologias de sobrevivência através da arte.
La Dame Blanche (Cuba)
La Dame Blanche entrelaça suas influências afro-cubanas nativas com influências nas batidas de hip hop, trap, reggae e reggaeton. Esse projeto musical, de Yaite Ramos, a coloca em cena como uma revelação do rap no mundo de língua espanhola.
Filha de Jesús “Aguaje” Ramos, diretor artístico da orquestra Buena Vista Social Club, essa cubana propõe misturas entre o latino e o urbano, a cumbia, hip-hop.
Sister Nacy (Jamaica)
Sister Nancy é uma renomada cantora de reggae, nascida em Kingston, Jamaica, em 1962. Ela é mais conhecida pelo seu clássico de 1982, Bam Bam, que se tornou um hino do reggae e um dos samples mais usados na história da música, aparecendo em várias canções de hip-hop e dancehall.
Gaby Amarantos
Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém do Pará, Gaby Amarantos é uma das maiores cantoras do Brasil, com sua voz potente e exuberância única. Vencedora do Grammy Latino 2023, na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o TecnoShow. Além disso, é a terceira vez que a artista é indicada ao prêmio. Gaby Amarantos inova na cena do novo pop-tropical, pois colabora com diversas gerações, como Pabllo Vittar, Elza Soares, Lexa, Duda Beat, Jaloo, Ney Matogrosso e Alcione.
Ebony
Ebony surge na cena do rap e do trap em março de 2019, com 18 anos, e no mesmo ano ganha o Prêmio Genius Brasil de Artista Revelação. Hoje, assinada com o selo Heavy Baile Sounds, seu repertório conta com um álbum e diversos singles.
Pongo (Angola)
Conhecida como a rainha do Kuduro, Pongo é uma força da natureza tanto dentro como fora do palco. Sua energia contagiante e criatividade notória faz com que a cantora e bailarina misture a sua herança musical, mas com ritmos que nos arrepiam desde a primeira batida. Pongo nasceu na Angola, em 1992, por isso é apaixonada pelos ritmos quentes que ouvia em casa.
Irmãs de Pau
Dupla composta por Vita Pereira e Isma Almeida, duas crias da Zona Oeste de SP e pesquisadoras das Estéticas Sonoras e Visuais da Putaria Brasileira. As artistas transitam em múltiplos gêneros como o Funk, Drill, Vogue, Eletrônica e Pop, tendo o Funk como ligação central das suas obras. A dupla começou em 2020 com o álbum Dotadas, que já acumula mais de 2 milhões de streams somente no Spotify.
Dj Kethlen
Os shows da DJ Kethlen é composto por sets intensos e marcantes, além de ter muita interação com profissionais de danças urbanas, dos locais por onde passa.
DJ Savana
DJ Savana oferece um set que gira por vertentes da música negra, com RAP’s dos primórdios e da atualidade. Mas também passa por poderosos tunes do Dancehall, sem esquecer dos grooves fundamentais do Funk, Soul e Disco Music.
Informações Shows do Festival Latinidades
Local: Museu Nacional da República
Data: 27 de julho – às 19:00 h
Entrada Gratuita: Clique Aqui