Bsbart

Veja os shows do Quito Blues Festival

Quando:
07/06 - 15:00 h   a   08/06 - 14:00 h
Local:
Espaço Cultural Renato Russo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Quito Blues Festival Acontece Nessa Sexta e Sábado


O Quito Blues Festival faz sua segunda edição no Brasil e abaixo mostramos todos os shows que serão apresentados no Espaço Cultural Renato Russo.

Este ano o Quito Blues traz várias atrações nacionais e internacionais, vindas do Equador, Belo Horizonte e Brasília. Portanto, o público pode esperar performances artísticas variadas, muita comida latina, exposições, workshops e, claro, muito Blues.

Walter Muganga

O cantor, compositor, guitarrista e produtor musical Walter Muganga apresenta seu novo show com canções do seu próximo EP. Porém, esse novo álbum traz parcerias com Renato Matos e Cleiber Motta, além das próprias composições e tributos ao legado blueseiro. Mas tudo isso em versões afro-brasileiras influenciadas pela musicalidade do Baião, do Maracatu, do Ijexá e de outros estilos.

Walter Muganga tem influências de B.B.King, Buddy Guy, Little Walter, Robert Johnson, Albert King e Jimi Hendrix. Por isso o músico se tornou um dos bluesman de destaque da nova geração local. Atualmente Walter trabalha no seu primeiro single, Blues da Coragem, com produção de Dillo D’Araujo, e também na produção do EP solo. O show tem a presença dos músicos Dani da Silva (teclados), Ricardo Omar (guitarra), Marcelo Canuto (baixo) e Mateus Nygrom (bateria).

Quito-Blues-Festival-Walter-Muganga

Walter Muganga

Arcablues

A banda Arcablues e aqui de BSB, no entanto ela existe desde 2011 e toca o Blues tradicional do Mississippi, mas também apresenta releituras do Blues clássico internacional e nacional, com interpretações instrumentais e músicas autorais.

Arcablues Quito Blues Festival

Arcablues

Audergang

A Audergang surgiu em 2007 e foi criada pelo guitarrista Auder Jr. em Belo Horizonte-MG, berço de um dos maiores movimentos musicais na década de 1960, o Clube da Esquina. Com 15 anos de estrada, a Audergang já fez várias apresentações em festivais nacionais e internacionais. Nesses shows a banda dividiu palco com grandes ícones nacionais e mundiais do Blues e do Rock, como Flávio Guimarães do Blues Etílicos, Cláudio Venturini do 14 Bis, o mestre Johnny Winter, Celso Blues Boy, Mark Farner do Grand Funk Railroad, Glenn Hughes do Deep Purple, e Jason Ricci, considerado um dos melhores gaitistas do mundo.

Em agosto de 2023 a Audergang participou da 17ª edição do Festival Internacional Quito Blues, no Equador, onde foi aclamada pelo público e pela crítica.

Auder Gang Quito Blues Festival

Audergang

Quinta Essência

A banda Quinta Essência é formada por Mariana Coelho (voz), Romélio Lustoza (teclado), Gleisson Chaves (guitarra e voz), Bruno Amário (baixo e voz) e Eduardo Camargo (bateria). 

Com 19 anos de existência, o grupo proporciona um verdadeiro convite a boa música das grandes vozes femininas, do Rock ao Blues, do Soul ao Jazz, pois interpreta nomes como Janis Joplin, Aretha Franklin, Etta James, Amy Winehouse, Nina Simone, Joss Stone, Tina Turner, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Dusty Springfield, Carole King, Roberta Flack, entre outras. A Quinta Essência completou 15 anos de existência em 2020 e fez o Garden Sessions, uma compilação de 5 vídeos gravados durante a pandemia.

Quinta Essência Quito Blues Festival

Quinta Essência

Blues Project Rolling

A banda é formada por músicos de diferentes nacionalidades e tem um formato que se adapta a cada país por onde passa. No entanto, o Blues Project Rolling também tem seus integrantes fixos, como Carlos Patrício (gaita), fundador do projeto e Sato (guitarra e voz). Os músicos tocam há anos se juntam em diferentes países, mas sempre com artistas de várias nacionalidades, algo que oferece ao projeto seu principal aspecto, a pluralidade. 

A banda já se apresentou em países como Equador, México, Colômbia, Europa, Tampa (EUA) e, em 2024, no 2° Quito Blues Festival, que acontece no Brasil. O improviso, a diversão e a visceralidade são marcas registradas do Blues Project Rolling. Além disso, para esta edição eles trazem os músicos  Brenda Marques (Belo Horizonte) na bateria, Persus Ramos (DF) no contrabaixo e Romélio Lustosa (DF) no piano/teclado.

Blues Project Rolling

Blues Project Rolling

Jam Session no Quito Blues Festival

Ao final desses dois shows de sexta e sábado, o Quito Blues Festival apresenta uma Jam Session, que reune vários estilos de música e músicos para uma sensacional improvisação. Como acontece nos clubes de Jazz e Blues, pois é comum que, após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda, mas sem nenhum ensaio prévio.

Data: Sexta – 7 de junho • A partir das 19:00
Shows: Walter Muganga (Brasília) • Arcablues (Brasília) • Audergang (Belo Horizonte) – Veja Clipe Abaixo

Data: Sábado – 8 de junho • A partir das 19:00 h
Show: Quinta Essência (Brasília) • Blues Project Rolling (Equador) • Jam Session (músicos variados)

Data: 8 de junho

Guitarra no Blues: Marlene Souza Lima (Brasília) – 15:00 h
Produção Cultural em Brasília: Thaise Mandalla (Brasília) – 16:00 h
Produção Cultural na América Latina: Carlos Patricio Recalde (Equador) – 17:00 h

Sábado – a partir das 14:00 h • Entrada Livre

Vinicioz Bórba (poesia)
Chinaski e o Blues Ninguém (poesia+música com Paulo Chapa, Welcio de Toledo e Délio Carneiro)

Artigos e Artesanatos Equatorianos: Comunidade Equatoriana de Brasília
Livros: Vinicioz Bórba e Comunidade de Refugiados Latinos Guaramo Solidária
Exposição de Telas e Obras de Blues: Artista Ronaldo Ferreira
Exibição de Vídeos/Documentários: Documentários Sons de Brasília (Ruyter Curvello Duarte) • Mandalla em Quito (Mandalla) • Do Mississipi ao Cerrado (Arcablues) – No Espaço Chill Out

Local: Espaço Cultural Renato Russo
Data: 7 de junho – a partir das 15:00 h • 8 de junho – a partir das 14:00 h
Ingressos: Compre Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE