O texto de Samuel Hunter, traduzido e dirigido por Luís Artur Nunes, está em cartaz no Teatro da UNIP em Brasília.
A peça conta a história de Charles, um homem à beira da morte em função das doenças decorrentes da obesidade mórbida. É um drama religioso/familiar, em que se descortinam diversos aspectos da vida contemporânea. Charles fora casado e é pai de uma adolescente. Não obstante, quando a filha tinha 4 anos, ele se separou da mãe dela para viver o amor com outro homem.
Tudo isso é contado aos poucos ao longo do espetáculo, que tem cenário enxuto e funcional e uma belíssima iluminação. Charles é professor de redação com aulas à distância. Isto porque tem a locomoção comprometida pelo volume corporal. Todo o drama se passa em uma semana crítica e começa com a visita de um missionário da Igreja da Luz Universal.
– Continua Depois da Publicidade –
Sexualidade e religião surgem em A Baleia
O drama se desenvolve a partir daí, porque Irmão Thomas, o missionário, quer levar a palavra a Charles. Somos confrontados com a intolerância religiosa. Além disso, ficamos sabendo que o companheiro do personagem principal sucumbiu à depressão por causa de uma ida a essa igreja. Entra em cena a filha, a adolescente interpretada por Gabriela Freire. Ela é, sem dúvida, a melhor atriz da peça, mesmo parecendo tão nova. Além, é lógico, da sensacional caracterização e interpretação do ator José de Abreu.
Gabriela interpreta Ellie com tanta verdade, que foi capaz de me irritar profundamente com o ar blasé. Mas Charles quer se reconectar com a filha e lhe pede para ela retornar vários dias. Passa-se a última semana da vida dele. As reflexões sobre dramas familiares e preconceitos são apresentados de forma sutil, mas levam a plateia a pensar muito sobre tudo.
Vale muito a pena assistir.
Ficha Técnica A Baleia
Texto: Samuel D. Hunter
Tradução e Direção: Luís Artur Nunes
Elenco: José de Abreu, Luisa Thiré, Gabriela Freire e Eduardo Speroni
Participação Especial: Alice Borges
Coordenação Artística: Felipe Heráclito Lima
Cenário: Bia Junqueira
Figurino: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Maneco Quinderé
Trilha Sonora: Federico Puppi
Visagismo: Mona Magalhaes
Informações A Baleia
Local: Teatro UNIP
Data: 20 e 21 de Setembro • Sábado – 20:00 h • Domingo – 19:00 h
Ingresso: Compre Aqui




