Bsbart

A Luta estreia em julho no Teatro Unip

Quando:
13/07 - 20:00h   a   14/07 - 19:30h
Local:
Teatro Unip

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espetáculo Mostra as Batalhas Ocorridas em Canudos

A Luta, um espetáculo com Amaury Lorenzo, ator da novela Terra e Paixão, estreia em Brasília em julho, no Teatro Unip.

Com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf, A Luta é um monólogo teatral inspirado na no livro Os sertões, de Euclides da Cunha. A peça teatral mostra as batalhas ocorridas em Canudos, em 1896, entre homens e mulheres chefiados por Antônio Conselheiro e as forças militares da República, recém-proclamada no Brasil (1889).

Da mesma maneira que os rapsodos cantavam a Ilíada e a Odisseia de Homero, mantendo essas longas epopeias vivas na voz e na mente, antes de serem escritas, a Guerra de Canudos, segundo a visão de Euclides da Cunha, também é narrada por um contador de História diante de uma plateia. Ou seja, um só ator utiliza a fala e o corpo para contar as sucessivas investidas do exército brasileiro contra o arraial e a reação de seus habitantes. 

Na terceira e última parte de Os Sertões, Euclides cria uma simbologia poderosa, mas abandona a linguagem acadêmica para traduzir jornalisticamente uma guerra de ideias. Pois ele mostra a luta entre as forças republicanas, que traziam a modernidade, contra o obscurantismo religioso, que alicerçava a monarquia; os brasileiros do litoral contra os do interior; as elites contra o povo; a fé contra a razão. Portanto, os dois lados acabaram se unindo pela intolerância e a violência. 

Os Sertões é dividido em seções, sendo a primeira parte, A terra, que mostra considerações técnicas e científicas a respeito do solo, do clima e do espaço geográfico do sertão baiano.

A segunda parte, O homem, apresenta características antropológicas a respeito do sertanejo, mas com todos os seus conflitos sociais, políticos e psicológicos.

A última parte, A luta narra a Guerra de Canudos desde o início. Essa obra é marcada pela rica apresentação de características do espaço, tempo, personagens, como Antônio Conselheiro e também o contexto histórico pelo narrador-observador.

Autor: Ivan Jaf 
Direção e Idealização: Rose Abdallah 
Ator: Amaury Lorenzo 
Direção de Movimento: Amaury Lorenzo e Johayne Hildefonso 
Direção de arte: Rose Abdallah
Iluminação: Ricardo Meteoro 
Música Original Gravada: Alexandre Dacosta 
Pesquisa Sonora e Preparação Vocal: Amaury Lorenzo 
Vídeo: Sérgio Lobato (Cambará Filmes)
Fotos: Vitor Kruter – Coletivo Pitoresco – Nando Machado – Sérgio Lobato
Identidade Visual: Inova Brand 
Produção Executiva: Marcio Netto
Direção de Produção: Amaury Lorenzo, Rose Abdallah e Sandro Rabello
Realização: Abdallah Produções, Bambu Produções e Diga Sim Produções 
Produção em Brasilia: Deca Produções

Local: Teatro Unip – 913 Sul
Data: 13 e 14 de julho • Sábado – às 20:00 h • Domingo -às 19:30 h
Duração: 90 minutos
Ingresso: Compre Aqui

Cristovam Freitas

Cristovam Freitas, brasiliano, sessentão, aficcionado por teatro, literatura e cinema. Morando em Brasília, mas o coração está enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.