Ciclo de canções Amor e Vida de Uma Mulher, de Schumann, com poesias de Adelbert von Chamisso são transformados em cena por Janette Dornellas.
A Casa da Cultura Brasília e a HL Arte e Cultura levam o espetáculo para as escolas públicas de Taguatinga. Robert Schumann é um compositor alemão do séc. XIX, reconhecido como um dos maiores expoentes do Romantismo. A esposa dele, Clara Schumann, além de excelente pianista, era também compositora.
Janette Dornellas, soprano do DF conhecida nacionalmente, teve contato com a obra do casal Schumann durante o curso de Canto Lírico na UnB. Encantada com o ciclo Amor e Vida de Uma Mulher, transpôs as canções para uma linha dramatúrgica. Usualmente, o ciclo de canções é uma obra interpretada em forma de concerto. Não obstante, este ciclo tem, intrinsecamente, uma linha dramática.
– Continua Depois da Publicidade –
Transposição para o palco em forma de Ópera
As oito canções do ciclo retratam a vida e o amor da personagem, desde o momento em que ela vê o amado pela primeira vez. Desse encontro, ela passa aos elogios à figura dele, o primeiro encontro, o noivado, o casamento, a gravidez, a maternidade e, por fim, a morte.
Segundo Janette, “mais do que a força da poesia, me impressiona sempre como Robert Schumann conseguiu colocar essa história em música, que faz chorar todas as vezes que canto esse ciclo“. O desafio dessa vez será apresentar para crianças, adolescente e até adultos com variados tipos de deficiência. Para
isso, contamos com a ajuda de uma intérprete de libras e um áudio descritor.
Ficha Técnica Amor e Vida de uma Mulher
Dramaturgia: Janette Dornellas
Direção de Cena: Hyandra Ello
Elenco: Janette Dornellas e Rober Vieira
Sonorização: Marcelo Linhos
Maquiagem: Fernanda Pantoja
Cabelo: Bruna Dornellas
Legenda: Janette Dornellas e Bruna Dornellas
Apoio Técnico e Contrarregagem: Pedro Rabelo
Produção: HL Arte e Cultura – Hugo Lemos
Assessoria de Imprensa: Márcia Tauil
Informações Amor e Vida de uma Mulher
Local: Centro de Ensino Especial 03 – Taguatinga
Data: 18 de Setembro – 10:00 h e 15:00 h
Ingresso: Entrada Franca