Bsbart

BSB Art Viu: O Admirável Sertão de Zé Ramalho

Local:
Teatro Nacional Sala Martins Penna
O Espetáculo Merece Ser Fruído Com Todos os Sentidos


O musical O Admirável Sertão de Zé Ramalho fala sobre este grande artista brasileiro e o espetáculo ficou maravilhoso na Sala Martins Penna do Teatro Nacional.

O musical foi uma das melhores experiências artísticas da minha vida. Figurino é muito bem elaborado e, embora cheio de brilhos, traz importantes referências da indumentária do sertão nordestino: vemos coletes de couro, blusas de crochê, fuxicos, flores e os icônicos chapéus de boiadeiro. A cena se abre com uma mulher tocando acordeão, com uma voz afinadíssima. Logo chega outra atriz, com uma voz potente e inicia a narração da cena.

A história de Zé Ramalho então começa a ser contada. A infância em brejo da cruz, a existência do lendário Avorray, a imaginação fértil, já com tendências artísticas, dão o tom do que está por vir. As passagens da vida do grande artista são pinceladas: o começo no rádio, a ida para a Vila do Sossego e as experiências psicodélicas, o encontro com Giza.

Momentos importantes são sublinhados pelo cancioneiro de Ramalho

Os atores demonstram, além de grandes interpretações, um talento musical impressionante. Isto porque se revezam em diversos instrumentos e cantam com afinação impecável. O trabalho de corpo e as coreografias são também impecáveis. Por esta razão, a plateia se encanta há mais de 3 anos com esse espetáculo. As canções mais emblemáticas e significativas de Ramalho são executadas. Além disso, temos a oportunidade de ouvirmos algumas das menos conhecidas, mas igualmente belas.

Chão de Giz, Admirável Gado Novo e Frevo Mulher estão presentes no repertório. Sobre as primeiras, além de ouvirmos as belíssimas poesias cantadas, temos a oportunidade de conhecer o processo de inspiração. E estes foram belos momentos, tanto do espetáculo, quanto da biografia do compositor. Ao final, somos presenteados ainda com um assovio impecável do ator Tiago Herz. É um espetáculo que merece ser não só visto, mas fruído com todos os sentidos.

Ficha Técnica O Admirável Sertão de Zé Ramalho

Idealização e Produção Artística: Eduardo Barata
Elenco: Duda Barata, Eli Ferreira, Ceiça Moreno, Verônica Sanfoneira, Cesar Werneck, Marcello Melo, Muato, Nizaj, Diego Zangado, Rostan Junior, Tiago Herz
Texto: Pedro Kosovski
Direção: Marco André Nunes
Direção Musical: Plínio Profeta e Muato
Direção de Movimento: Caroline Monlleo
Direção de Produção: Elaine Moreira
Cenário: Marco André Nunes e Uirá Clemente
Figurinos: Wanderley Gomes
Iluminação: Dani Sanchez
Fotos: Priscila Prade


Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

Mais Teatro
Mais Teatro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE