Bsbart

Divina Estrela aborda o luto para o público infantil

Quando:
04/09 - 20:00h   a   25/09 - 20:00h
Local:
Teatro Paulo Gracindo e Teatro Paulo Autran
Como Tratar o Tema Perda e Luto Para as Crianças?

Lidar com a perda de um ente querido é sempre complicado e muito mais difícil de explicar para crianças, este é o tema principal dessa peça.

As dramaturgas Marina Olivier e Ana Flávia Garcia criaram o espetáculo infantil Divina Estrela para transpor ao palco uma tarefa difícil. Como tratar o tema perda e luto para as crianças? A peça é o resultado de uma concepção coletiva e tem como ponto de partida a vivência de Marina Olivier. Ela partiu da perda da avó, ocorrida quando tinha 27 anos.

A partir da experiência do próprio luto, Marina criou o texto inicial da peça. Dele, derivou um conto escrito pela dramaturga Ana Flávia Garcia. Por isso, elas criaram juntas o roteiro final do espetáculo. A motivação para a criação da obra teatral vem da falta de preparo comum de se falar sobre perdas de pessoas para crianças. O tema é difícil e, por esta razão, o caminho encontrado foi usar a imaginação para se acolher os sentimentos surgidos diante de fatos quetais.

Ferramentas de elaboração das perdas

Marina leva ao palco, na figura de uma criança retratada, a forma com que lidou com a perda da avó. Além disso, uma ferramenta que utilizou para elaborar este luto. “Eu nunca perdi alguém próximo, até minha avó partir. Ela dizia que queria muitas flores, muita gente e a imagem de Nossa Senhora. Mas quando ela faleceu, no meio da pandemia de covid-19, nada disso foi possível. A peça é uma forma de dar a ela esse ritual de passagem que ela desejava“, explica.

Durante as pesquisas para a construção do espetáculo, a diretora assistente Isabella Baroz se viu num dilema. Para solucioná-lo, colocou a figura da criança como um ser que também ensina sobre como lidar com o luto. “As crianças têm um frescor para lidar com a morte. Elas têm um olhar fresco sobre a vida e pouca noção do risco de morte. Elas têm muito a nos ensinar sobre a morte e como encarar as perdas“, pontua.

Ficha Técnica

Dramaturgia, Direção Geral e de Produção: Marina Olivier
Assistência de Direção: Isabella Baroz
Produção Executiva: Larissa Souza
Elenco: Ana Flávia Garcia e Lu Matias
Trilha Sonora: Mar Nóbrega

Informações sobre Divina Estrela:

Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo – Gama
Data: 4, 5 e 6 de Setembro – 20:00 h

Local: Teatro Sesc Paulo Autran – Taguatinga Norte
Data: 23, 24 e 25 de Setembro – 20:00 h
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca: Retire Aqui

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE