Bsbart

Grande Circo Coragem: jovens LGBTs transformam vida em arte

Quando:
18/08 - 20:00h   a   26/08 - 10:00h
Local:
Teatro Caesb e Teatro Paulo Autran
De Volta à Felicidade - Grande Circo Coragem



Espetáculo é resultado de projeto de jovens da comunidade LGBTQIAPN+ habitantes das periferias do DF e faz metáfora com zoológico

O projeto De Volta à Felicidade, idealizado em 2016 por Alexandre Ribondi chega agora à quarta edição. O mote do espetáculo Grande Circo Coragem foi retirado de uma frase comum nos zoológicos: “não alimente os bichos”. Este trabalho foi realizado no Teatro dos Ventos, em Águas Claras, para permitir que jovens das periferias de regiões atendidas pelo Metrô pudessem participar.

Projeto de Volta à Felicidade transforma vidas

Eu pensava muito no paralelo entre nós, da comunidade, sendo vistos pela sociedade como que numa vitrine, num zoológico, e me vinha a frase ‘não alimente os bichos’. Conforme eles criavam e improvisavam, pensei: e se fizéssemos um freak show, um paralelo entre animais presos num zoológico e querendo fugir e que vivem o que a sociedade vê em nossa comunidade: ‘ah, são seres engraçados, são pessoas diferentes’. A construção veio dessa metáfora, e fez todo o sentido com as histórias pessoais dos alunos“, conta o dramaturgo e diretor Rafael Salmona.

O projeto Felicidade mudou a minha vida em muitos aspectos. No primeiro, em 2016, eu pude me ver enquanto corpo atuante, não apenas artisticamente, mas politicamente, nas pautas das questões LGBTs. Estar, desde a primeira edição, e estar na quarta como diretor, me coloca no lugar de acreditar no poder de transformação desse projeto. É instrumento de luta e resistência. Nossos corpos existem, persistem e, em cena, reforçam que a nossa existência é política e, acima de tudo, estamos buscando e lutando por nossa felicidade. É sempre lembrar do idealizador, Alexandre Ribondi, que pensou esse projeto com muito carinho, para que a gente discutisse nossas questões sociais e LGBTs e esse enfrentamento pela felicidade, pela resistência. Ser feliz é um ato de resistência“, relata o outro diretor, Vinícius Ávlis.

Corpos animalescos

Para que ganhassem personagens e se transformassem em animais, a coreógrafa e diretora de movimento Irina Buss também buscou inspirações nos próprios corpos dos alunos.

Cada corpo tem um signo de movimento próprio, o que chamo de ‘movimento pessoal’. Foi a partir desse movimento pessoal que começamos a trabalhar suas potencialidades, que foram, aos poucos, se transformando em corpos meio humanos, meio animais. A turma trouxe muita disponibilidade corporal e, quanto mais entrega, mais eu consegui trabalhar. E foi – spoiler – a partir da movimentação pessoal deles que a coreografia principal desse espetáculo foi montada“, revela Irina.

Prepare-se para um espetáculo reflexivo, emocionante, cômico e profundo: ‘Grande Circo Coragem’ é para quem está disposto a descobrir as dores de quem vive na periferia e é LGBT e que, a despeito de lidar com todas as camadas de preconceito, ousam encontrar a resistência na felicidade.

Ficha Técnica Grande Circo Coragem

Direção e Dramaturgia: Rafael Salmona e Vinícius Ávlis
Assistência de Direção e Desenho de Luz: Josias Silva (em memória)
Direção de Movimento e Coreografias: Irina Buss
Oficineiros: Morillo Carvalho e Geise Prazeres
Cenografia: Rui Miranda e Artur Ribeiro / Casa dos Quatro
Iluminação: Caio Ribeiro
Coordenação de Produção: Marcelo Calafiori
Gestão Administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Ana Elisa Santana
Figurinos e Adereços: Luazi Luango – Kitanda Cultura de Terreiro
Assistente de Figurinos: Krystie Ribeiro
Treinamento de Maquiagem: Rubens Fontes
Fotografia: Cristiano Costa / Irina Buss
Design Gráfico: Rafael Salmona
Mediação e Material Educativo: Todo o Público / Luênia Guedes
Coordenação Logística: Rui Miranda
Assistência de Produção: Paula Jacobson
Intérprete de Libras: Flávia Novaes
Audiodescrição: Bárbara Barbosa / Abayomi Produções e Acessibilidade
Monitoria de Estudantes: Juju Peres
Auxiliar de Escritório: Vagner Lopes

Informações De Volta à Felicidade – Grande Circo Coragem

Local: Teatro da Caesb – Águas Claras
Data: 14 e 15 de Agosto • Quinta e Sexta – 20:00 h
Entrada Gratuita: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados ao Lar dos Velhinhos em Taguatinga Sul – Associação São Vicente de Paulo de BH.

Sessões para o público escolar

Local: Teatro Sesc Paulo Autran – Taguatinga Norte
Data: 18, 19, 25 e 26 de Agosto • Segunda – 20:00 h* • Terça – 10:00 h, 15:00 h e 20:00 h
*As sessões das 20h são abertas ao público e entrada gratuita
Classificação Indicativa: 14 anos

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE