Espetáculo é resultado de projeto de jovens da comunidade LGBTQIAPN+ habitantes das periferias do DF e faz metáfora com zoológico
O projeto De Volta à Felicidade, idealizado em 2016 por Alexandre Ribondi chega agora à quarta edição. O mote do espetáculo Grande Circo Coragem foi retirado de uma frase comum nos zoológicos: “não alimente os bichos”. Este trabalho foi realizado no Teatro dos Ventos, em Águas Claras, para permitir que jovens das periferias de regiões atendidas pelo Metrô pudessem participar.
– Continua Depois da Publicidade –
Projeto de Volta à Felicidade transforma vidas
“Eu pensava muito no paralelo entre nós, da comunidade, sendo vistos pela sociedade como que numa vitrine, num zoológico, e me vinha a frase ‘não alimente os bichos’. Conforme eles criavam e improvisavam, pensei: e se fizéssemos um freak show, um paralelo entre animais presos num zoológico e querendo fugir e que vivem o que a sociedade vê em nossa comunidade: ‘ah, são seres engraçados, são pessoas diferentes’. A construção veio dessa metáfora, e fez todo o sentido com as histórias pessoais dos alunos“, conta o dramaturgo e diretor Rafael Salmona.
“O projeto Felicidade mudou a minha vida em muitos aspectos. No primeiro, em 2016, eu pude me ver enquanto corpo atuante, não apenas artisticamente, mas politicamente, nas pautas das questões LGBTs. Estar, desde a primeira edição, e estar na quarta como diretor, me coloca no lugar de acreditar no poder de transformação desse projeto. É instrumento de luta e resistência. Nossos corpos existem, persistem e, em cena, reforçam que a nossa existência é política e, acima de tudo, estamos buscando e lutando por nossa felicidade. É sempre lembrar do idealizador, Alexandre Ribondi, que pensou esse projeto com muito carinho, para que a gente discutisse nossas questões sociais e LGBTs e esse enfrentamento pela felicidade, pela resistência. Ser feliz é um ato de resistência“, relata o outro diretor, Vinícius Ávlis.
Corpos animalescos
Para que ganhassem personagens e se transformassem em animais, a coreógrafa e diretora de movimento Irina Buss também buscou inspirações nos próprios corpos dos alunos.
“Cada corpo tem um signo de movimento próprio, o que chamo de ‘movimento pessoal’. Foi a partir desse movimento pessoal que começamos a trabalhar suas potencialidades, que foram, aos poucos, se transformando em corpos meio humanos, meio animais. A turma trouxe muita disponibilidade corporal e, quanto mais entrega, mais eu consegui trabalhar. E foi – spoiler – a partir da movimentação pessoal deles que a coreografia principal desse espetáculo foi montada“, revela Irina.
Prepare-se para um espetáculo reflexivo, emocionante, cômico e profundo: ‘Grande Circo Coragem’ é para quem está disposto a descobrir as dores de quem vive na periferia e é LGBT e que, a despeito de lidar com todas as camadas de preconceito, ousam encontrar a resistência na felicidade.
Ficha Técnica Grande Circo Coragem
Direção e Dramaturgia: Rafael Salmona e Vinícius Ávlis
Assistência de Direção e Desenho de Luz: Josias Silva (em memória)
Direção de Movimento e Coreografias: Irina Buss
Oficineiros: Morillo Carvalho e Geise Prazeres
Cenografia: Rui Miranda e Artur Ribeiro / Casa dos Quatro
Iluminação: Caio Ribeiro
Coordenação de Produção: Marcelo Calafiori
Gestão Administrativa: C1 Arte e Entretenimento
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Ana Elisa Santana
Figurinos e Adereços: Luazi Luango – Kitanda Cultura de Terreiro
Assistente de Figurinos: Krystie Ribeiro
Treinamento de Maquiagem: Rubens Fontes
Fotografia: Cristiano Costa / Irina Buss
Design Gráfico: Rafael Salmona
Mediação e Material Educativo: Todo o Público / Luênia Guedes
Coordenação Logística: Rui Miranda
Assistência de Produção: Paula Jacobson
Intérprete de Libras: Flávia Novaes
Audiodescrição: Bárbara Barbosa / Abayomi Produções e Acessibilidade
Monitoria de Estudantes: Juju Peres
Auxiliar de Escritório: Vagner Lopes
Informações De Volta à Felicidade – Grande Circo Coragem
Local: Teatro da Caesb – Águas Claras
Data: 14 e 15 de Agosto • Quinta e Sexta – 20:00 h
Entrada Gratuita: Mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados ao Lar dos Velhinhos em Taguatinga Sul – Associação São Vicente de Paulo de BH.
Sessões para o público escolar
Local: Teatro Sesc Paulo Autran – Taguatinga Norte
Data: 18, 19, 25 e 26 de Agosto • Segunda – 20:00 h* • Terça – 10:00 h, 15:00 h e 20:00 h
*As sessões das 20h são abertas ao público e entrada gratuita
Classificação Indicativa: 14 anos