Bsbart

Monólogo “Gaiola” celebra 39 anos de carreira de Regina Sant’ana

Quando:
16/01 - 20:00h   a   18/01 - 20:00h
Local:
Espaço Multicultural Casa dos Quatro
Monólogo discute o sofrimento de empregadas domésticas com ênfase na violência de gênero e na conscientização sobre leis trabalhistas


A atriz Regina Sant’ana consolida sua trajetória com o mais desafiador e urgente projeto de sua carreira: o monólogo “GAIOLA”.

No tribunal da peça, a doméstica é ré por roubo. Mas o crime real é a escravidão. Na plateia, a sociedade vai prestar contas: quem está, de fato, julgando quem? Depois de quase quatro décadas dedicada aos palcos, Regina Sant’ana encara mais um projeto desafiador. Bruno Estrela escreveu e dirigiu o espetáculo e ele é um mergulho cru e lírico na história de Jaqueline. Ela vai a julgamento por crimes que mascaram uma vida de confinamento doméstico e violência psicológica.

A narrativa confronta a sociedade com a realidade do trabalho análogo à escravidão e transforma o palco num tribunal íntimo, onde se questionam conceitos de liberdade, cuidado e opressão. A força da peça já foi testemunhada e validada por públicos específicos em duas apresentações. Elas revelaram o profundo poder de diálogo social. No Lar dos Velhinhos Maria Madalena, funcionou como um espelho catártico para idosos, cujas histórias de invisibilidade ecoavam da personagem. Isso promoveu um encontro emocional de validação e reparação simbólica.

A peça desperta discussões sobre direitos trabalhistas e violência

Uma apresentação para alunos da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Médio Júlia Kibitscheck despertou a plateia para debates qualificados sobre direitos trabalhistas e violência de gênero. Isto demonstra a pedagogia do teatro em ação, ao converter a arte em ferramenta de conscientização e empoderamento. Depois desse ciclo de apresentações comunitárias, “Gaiola” inicia a temporada no circuito convencional. Assim, promete levar a mesma intensidade de confrontos ao público geral.

Além disso, uma sessão especial no instituto “No Setor”, aberta ao público, mas destinada especialmente a trabalhadoras domésticas, reforça o compromisso do projeto em ecoar diretamente entre aquelas cujas vivências inspiram a trama. A peça é acessível a todos, pois conta com tradução em LIBRAS em todas as apresentações, além do recurso de audiodescrição. Isto assegura que a potência da história de Jaqueline seja apreciada por todos.

Ficha Técnica

Atriz: Regina Sant’Ana
Direção Geral e Dramaturgia: Bruno Estrela
Produção Executiva e Figurino: Silvia Mello
Assistência de Produção Executiva e Cenografia: Marno Matte
Produção: Du Oliveira
Assistência de Produção: Maira Agnes Sant’Ana Matte
Assistência de Direção: Sérgio Marabocaiala
Assistência de Comunicação: Lourraynny Lima
Iluminador e Designer Gráfico: Cleiton do Carmo
Fotógrafo/Cinegrafista: Mauricio Cesar
Costureiro e Maquiagem: Thiago Oliveira
Intérprete de Libras: Raquel Melo
Áudio descrição: Gabriela Passos

Informações A Gaiola

Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro SCLRN 708, Bloco F, Loja 1
Datas e Horários: 16 a 18/01/2026, sempre às 20h
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: Compre Aqui

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

Mais Teatro
Mais Teatro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE