Bsbart

CAIXA Cultural Brasília recebe Nastácia

Quando:
05/09 - 20:00h   a   14/09 - 19:00h
Local:
CAIXA Cultural Brasília
Peça Teatral Inspirada em Texto de Dostoiévski



Vencedora dos principais prêmios de teatro do país, além de 34 indicações, a peça Nastácia retrata a violência e o abuso contra a mulher.

A imagem de Nastácia Filíppovna é a representação mais pungente da luta de uma mulher contra a afronta à sua dignidade. A montagem une teatro e videoarte para contar a história de uma das mais intrigantes personagens femininas da literatura universal. Baseada num texto de Dostoiévski, Nastácia Filíppovna é um exemplo de coragem e resiliência. Uma mulher que fez da própria vulnerabilidade a sua força.

Para Flávia Pyramo, intérprete da personagem, “Interpretar Nastácia é conviver com um coração disparado e olhos alagados. Toda vez que sou atravessada pelo pensamento de reencontrá-la, uma alegria extasiante vibra em todo canto do meu corpo, porque eu a amo. Mas junto vem a dor de um estômago apertado, pois sei que contarei essa história olhando nos olhos de muitas protagonistas dessa tragédia real que é a violência contra as mulheres“.

Passado e presente

Dostoiévski concebeu O Idiota entre 1867 e 1869. Todavia, a obra está longe de ser anacrônica. A pesquisa Elas vivem, desenvolvida pela Rede de Observatórios de Segurança, levantou dados sobre a violência contra mulheres em 2024. Esta pesquisa indica que a cada 24 horas, 11 mulheres foram vítimas desse tipo de violência no Brasil. Ao todo, foram 4.181 vítimas registradas em 2024, um aumento de 12,4% em relação a 2023.

Para a diretora, Miwa Yanagizawa, a arte é um espaço onde o artista pode, como mediador, reumanizar estatísticas devastadoras como essas.

“Às vezes, os números são terríveis. São séculos de opressão e crueldade contra as mulheres e, muitas vezes, acho que não nos vemos responsáveis pela manutenção de tais tragédias. Tomamos distância como se elas pertencessem a um outro universo. Então, lemos os números e seguimos nossas vidas repetindo gestos que alimentam a irracionalidade e a negligência com os outros, mas, ‘sem perceber’, estamos colaborando com o crescente e alarmante número da violência contra a mulher, por exemplo.”

Ficha Técnica Nastácia

Dramaturgia: Pedro Brício
Tradução: Paulo Bezerra
Direção: Miwa Yanagizawa
Elenco: Chico Pelúcio, Flávia Pyramo e Lenine Martins
Direção de Arte (Cenário e Figurino): Ronaldo Fraga
Videoarte: Cao Guimarães
Iluminação: Chico Pelúcio e Rodrigo Marçal
Trilha Sonora e Composição: Gabriel Lisboa
Direção de Movimento: Tuca Pinheiro
Operador de Luz, Som e Vídeo: Rodrigo Lopes
Consultoria Teórica: Paulo Bezerra e Flávio Ricardo Vassoler
Programação Visual: Paola Menezes
Fotografia: Ana Colla, Cao Guimarães, Guto Muniz, Priscila Natany e Geniane Vieira
Assessoria de Imprensa Local: Rodrigo Machado – Território Comunicação
Produção Executiva: Giovanna Reis
Produção Local: Maré Cheia – Milca Luna
Direção de Produção: Silvio Batistela
Coordenação de Produção: Ártemis Amarantha
Coordenação Geral: PyrAmo ProArte

Informações Nastácia

Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS
Data: 5 a 14 de Setembro • Terça a Sexta – 20:00 h • Sábado (6) – 20:00 h • Sábado (13) – 17:00 h e 20:00 h • Domingo – 19:00 h
Acessibilidade: 13 de Setembro – 17:00 h • Com Intérprete de Libras
Lotação: 407 lugares
Duração: 1:40 h
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: Clique Aqui

Cristovam Freitas

Meu nome é Cristovam Freitas. Brasileiro, meia idade, aficcionado por literatura, cinema e principalmente teatro. Tutor de caninos e felinos. Morando em Brasília, mas com o coração enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

Mais Teatro
Veja também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE