A peça de Dias Gomes, transcrita em forma de folhetim nos anos 70 e em filme, mais recentemente, chega aos palcos do Distrito Federal.
A história gira em torno de Odorico Paraguaçu, cuja promessa de campanha era inaugurar um cemitério como prefeito. A reviravolta é que, para ser inaugurado, alguém precisa morrer. Odorico fará o possível e o impossível para garantir esse acontecimento o mais rápido possível. Para isso, corrompe, suborna e oferece benesses e cargos à vontade.
Dias Gomes escreveu esse texto em 1962. Para esta montagem, não houve atualização ou adaptação. Por meio de humor inteligente, o autor explora a relação entre poder e populismo. O maior destaque é a grandiosidade da produção. Uma parceria vitoriosa entre Diogo Vilela e Marília Milanez, há 43 anos juntos.
– Continua Depois da Publicidade –
O Bem Amado tem personagens icônicos
No palco, 14 atores dão vida aos personagens icônicos, enquanto 7 profissionais nos bastidores garantem a excelência de cada detalhe. A temporada no Gama tem especial importância, por descentralizar a cultura e levar uma produção de alto nível à periferia do DF. Além disso, o personagem principal ficou imortalizado na TV pelo ator que dá nome ao Teatro onde a peça será apresentada.
A pergunta “Por que montar ‘O Bem-Amado’ hoje?” encontra sua resposta na própria natureza da obra. Ela é um clássico atemporal da fértil dramaturgia brasileira. O texto captura a dinâmica da política no Brasil. Além disso, exibe a destreza de Dias Gomes no domínio da arte da escrita dramatúrgica. Ele cria personagens a partir da observação aguda da vida do povo brasileiro.
Ficha Técnica
Direção de Produção Marília Milanez
Diretor Marcus Alvisi
Assistente de Direção Marco Aurélio Monteiro
Cenário e Figurinos Ronald Teixeira e Pedro Stamford
Iluminação Daniela Sanchez
Trilha Sonora Marcus Alvisi
Visagismo Mona Magalhães
Direção de Movimento Juliana Medella
Fotos e Designer Gráfico Victor Hugo Cecatto (in memoria)
Assessoria de imprensa local Território Comunicação
Produção Local Deca Produções
Produção Nacional NITIREN Entretenimentos Artísticos Ltda.
Realização Sesc-DF.
Elenco: Diogo Vilela, Tadeu Melo, Ataíde Arcoverde, Chris Penna, Cris Mayrink, Rose Abdallah, Renata Castro Barbosa, Luiz Furlanetto, Alê Negão, Ezequiel Vasconcelos, Rollo, Gabriel Albuquerque, Marco Áureo e Lucas Figueiredo
Informações O Bem-Amado
Local: Tetro Sesc Paulo Gracindo – Gama
Data: 26, 27 e 28 de Setembro • Sexta e Sábado – 20:00 h • Domingo – 18:00 h
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 80 minutos
Ingresso: Entrada gratuita mediante troca por 1 kg de alimento não perecível