Bsbart

O Julgamento de Zé Bebelo

Quando:
12/04 - 20:00h   a   13/04 - 20:00h
Local:
Teatro Brasília Shopping
Adaptação da obra de Guimarães Rosa Para os Palcos

O Julgamento de Zé Bebelo é o último capítulo de uma trilogia que adapta o monumental Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com direção de Amir Haddad.

A saga de Riobaldo e seu amor por Diadorim, permeada pelos avanços e recuos da jagunçada do interior do Brasil, é o tema subjacente ao totêmico Grande Sertão: Veredas. Esta é uma das obras literárias mais importantes do repertório nacional. Amir Haddad fez uma adaptação para o teatro dividida em 3 partes: Riobaldo, No Meio do Redemunho e O Julgamento de Zé Bebelo.

Essas peças serão apresentadas no Teatro Brasília Shopping e formam um painel completo da obra-prima de Guimarães Rosa. O Julgamento de Zé Bebelo retrata um dos momentos mais poderosos da narrativa original do livro. No palco, veremos a narrativa do confronto entre a lei dos homens e a lei do sertão. Isto porque Zé Bebelo, um líder jagunço derrotado, exige um julgamento justo, em vez da costumeira execução sumária.

Nessa passagem, Joca Ramiro, o chefe dos chefes, assume o papel de juiz improvisado e cria um curioso sistema de justiça paralela. “Esta cena é um microcosmo da sociedade. Zé Bebelo, ao exigir seu direito a um julgamento, traz para o mundo violento dos jagunços um lampejo de civilização, mesmo que à sua maneira“, analisa Haddad.

A direção de Amir Haddad, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, garante uma abordagem inovadora e profunda da obra roseana. Haddad já dirigiu clássicos como “A Incubadeira” e “O Mercador de Veneza”, trabalhando com nomes como Andrea Beltrão e Ney Matogrosso.

Gilson de Barros, com mais de 40 anos de carreira, consolida-se como um dos maiores intérpretes de Guimarães Rosa no palco. Formado pela UNIRIO, já trabalhou com diretores lendários como Augusto Boal e Domingos Oliveira. Sua dedicação à obra de Guimarães Rosa rendeu-lhe a indicação ao Prêmio Shell 2023, confirmando sua maestria em traduzir para o teatro a complexa linguagem do autor.

Recorte e Atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Cenário e Direção de Arte: José Dias
Cenário e Figurinos: Karlla de Luca
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação Visual: Guilherme Rocha, Mikey Vieira e Pedro Azamor
Técnico: Mikey Vieira e Pedro Azamor
Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.

Local: Teatro Brasília Shopping – Asa Norte
Data: 12 e 13 de Abril • Sábado e Domingo – 20:00 h
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingresso: Clique Aqui

Cristovam Freitas

Cristovam Freitas, brasiliano, sessentão, aficcionado por teatro, literatura e cinema. Morando em Brasília, mas o coração está enterrado no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE