O Mamulengo Vai à Escola leva ações formativas e brincantes, com ajuda do teatro popular de bonecos, para a rede pública.
Esse projeto vai percorrer 10 RAs com espetáculos, oficinas formativas para professores e doação de kit educativo, entre os dias 10 e 27 de setembro. É a segunda edição do Mamulengo Vai à Escola, que dessa vez percorre 10 unidades de ensino públicas e cinco instituições de acolhimento de menores, em diferentes RAs do Distrito Federal.
Cada espaço contemplado receberá o Kit Educativo Brincante, uma Oficina Formativa de Mamulengo para Professores e uma apresentação do espetáculo O Romance do Vaqueiro Benedito, do grupo Mamulengo Presepada. Realizado pela BTM Produções e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), O projeto tem como objetivo estimular estudos sobre a educação patrimonial, mas através do Teatro Popular de Bonecos, manifestação também chamada de Mamulengo e registrada como patrimônio cultural brasileiro.
O Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste) é um patrimônio imaterial brasileiro e está registrado no Iphan. Além disso, essa cultura popular está presente na vida de Brasília, desde a época da construção da capital. Mas recebe vários nomes diferentes como: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, Mané Gostoso, João Redondo, Briguela. No Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, publicado em 2020, foram mapeados 13 grupos locais, oriundos de diversas RAs e do Entorno.
Informações O Mamulengo Vai à Escola
Local: Distrito Federal
Data: De 10 a 27 de setembro – Vários Horários
Classificação Indicativa: Livre
Mais Informações: Clique Aqui