A peça teatral o Mercador de Veneza adapta o texto de William Shakespeare, criado no século XVI, e mostra que o capitalismo sempre lucra.
O Mercador de Veneza trouxe para Brasília uma abordagem contemporânea para essa peça do Séc. XVI. A adaptação transporta a história original para os anos 1990 e ressalta temas como intolerância, racismo, antissemitismo e as contradições do capitalismo emergente. Na trama, Dan Stulbach interpreta o personagem principal, Shylock. Ele é um agiota judeu que empresta dinheiro ao mercador Antônio, com a garantia de uma libra de carne como pagamento, em caso de inadimplência. O desenrolar da dívida culmina num julgamento dramático e expõe os limites entre a justiça e o preconceito.
– Continua Depois da Publicidade –
Os temas shakespereanos são atemporais
O grande desafio das montagens contemporâneas de dramas, tragédias e comédias shakespereanos é transcrever para a atualidade a linguagem do Bardo. Nesse aspecto, a dupla formada por Daniela Stirbulov, diretora e Bruno Cavalcanti, tradutor, é impecável. Apesar de terem trazido para a atualidade o texto de William Shakespeare, não perderam a essência do clássico. Percebi duas questões relevantes no enredo: o antissemitismo e a dívida eterna.
As personagens estão muito bem construídas pelos atores e a inserção de músicas atuais nos reforçam o quanto esse texto shakespeariano cruza o tempo. Parte da trilha sonora é realizada ao vivo, o que também traz calor e recheia o espetáculo com mais humanidade. Desse modo, a questão central da trama, uma libra de carne, que é a multa a ser paga pelo devedor inadimplente, é muito bem apresentado. Este tema é brilhantemente abordado no filme O Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes. Shakespeare já fazia, desde então, sátira com as filigranas jurídicas.
Um bom drama shakespeariano relido como comédia
O tom da montagem é leve e faz a plateia rir em diversos pontos da trama. Isto é muito bom, porque a questão abordada, com muita seriedade, poderia dar um peso indevido e uma nota melodramática incabível. Destaque primordial para a atuação de Dan Stulbach, que vive Shylock, o judeu usurário. Construiu o personagem de forma primorosa, mas sem estrelismos. Joga com as atrizes e os atores do elenco de igual para igual.
Finalmente, recomendo muito a peça, principalmente em função de sua atualidade. Hoje, convivemos com muitas famílias endividadas, seja com agiotas, seja com as famigeradas Bets, como são chamados os cassinos virtuais. Mas, para além disso, o amor vence ao final e nos traz uma esperança de solução para os conflitos contemporâneos.
– Continua Depois da Publicidade –
Ficha Técnica O Mercador de Veneza
Texto: William Shakespeare
Direção: Daniela Stirbulov
Tradução, Adaptação e Assistência de Direção: Bruno Cavalcanti
Elenco / Personagem: Dan Stulbach / Shylock, Augusto Pompeo / Duque, Amaurih Oliveira / Lorenzo e Príncipe de Marrocos, Cesar Baccan / Antônio, Gabriela Westphal / Pórcia, Júnior Cabral / Graciano, Marcelo Diaz / Lancelotte Gobbo, Marcelo Ullmann / Bassânio, Marisol Marcondes / Jéssica, Rebeca Oliveira / Nerissa, Renato Caldas / Solânio e Tubal
Thiago Sak / Salarino e Príncipe de Aragão
Baterista em Cena: Caroline Calê
Cenografia: Carmem Guerra
Cenotécnico: Douglas Caldas
Desenho de Luz: Wagner Pinto e Gabriel Greghi
Figurino e Visagismo: Allan Ferc
Assistente de Figurino: Denise Evangelista
Peruqueiros: Dhiego Durso e Raquel Reis
Direção de Movimento: Marisol Marcondes
Aderecista: Rebeca Oliveira
Consultoria Sobre Shakespeare: Ricardo Cardoso
Vídeo e Imagem: André Voulgaris
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Design Gráfico: Rafael Oliveira Branco
Operação de Luz: Jorge Leal
Operação de Som: Rodrigo Rios
Motorista: Cosme Araujo
Assistente de Produção: Amanda Nolleto
Produção Executiva: Raquel Murano
Direção de Produção: Cesar Baccan e Marcelo Ullmann
Produção: Kavaná Produções e Baccan Produções
Realização: Caixa Cultural
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Sephany
Informações O Mercador de Veneza
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS
Data: 18 a 21 de dezembro e de 15 a 18 de janeiro • Quintas e Sextas – 20:30 h • Sábados – 17:00 h e 20:00 h • Domingos – 16:00 h e 19:00 h
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 100 minutos
Ingresso: Compre Aqui




