Jô Bilac é um dos dramaturgos contemporâneos mais críticos e consagrados do Brasil e o espetáculo Os Mamutes é um exemplo de sua obra.
A premiada obra Os Mamutes ganha uma nova e ousada montagem em Brasília. O espetáculo une teatro, circo e surrealismo para propor uma crítica bem-humorada à sociedade contemporânea. Nele, o público mergulha num universo distópico. O consumismo, a desigualdade e o individualismo da vida moderna são escancarados para reflexão da plateia.
“Os Mamutes é uma obra que tem a potência de rir do trágico e expor, com ironia, a crueldade contemporânea em que vivemos. é uma alegoria sobre os limites a que as pessoas chegam para se encaixar e prosperar num sistema que desumaniza e descarta. Uma crítica que dialoga diretamente com o atual momento do Brasil. É uma peça atual e provocadora e o público reflete sobre o lugar do ser humano em meio às contradições sociais do País“, explica a atriz e diretora artística Isadora Júlia.
– Continua Depois da Publicidade –
Metáfora sobre a eliminação de seres considerados descartáveis
A peça, escrita em 2012, acompanha Leon, um jovem em busca de emprego na fictícia Mamutes Food. A marca é uma multinacional de fast-food que produz hambúrgueres de carne humana. Para conquistar a vaga, ele precisa cumprir a absurda tarefa de “abater um mamute”, metáfora para eliminar aqueles considerados descartáveis pela sociedade.
A nova montagem mistura humor ácido, crítica social e estética circense. Para tanto, reúne no palco mais de dez artistas brasilienses e transforma o palco num espaço de reflexão sobre o papel de cada indivíduo numa estrutura social marcada pela competitividade.
“O espetáculo Os Mamutes tem como objetivo, além de entreter, provocar reflexões e fomentar debates sobre a realidade contemporânea. Utilizando uma linguagem híbrida, faz uso de arquétipos circenses e da estética do freak show para potencializar discussões socioculturais e socioeconômicas.“
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Os Mamutes
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Data: 9 a 11 de Dezembro • Terça – 20:00 h • Quarta – 15:00 h e 20:00 h • Quinta – 19:00 h
Entrada Franca: Retire Aqui
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Data: 15 a 17 de Dezembro • Segunda – 20:00 h • Terça – 15:00 h e 20:00 h • Quarta – 19:00 h
Entrada Franca: Retire Aqui




