Quem Prospera Sempre Alcança aborda a criatividade do brasileiro em empreender e os atores misturam circo, teatro popular e comédia de costumes.
A proposta de Quem Prospera Sempre Alcança” embarca o espectador em diferentes camadas, em que o entendimento do fazer teatral e as necessidades para a criação de uma obra se intercalam com a diversão e abrem caminhos para a compreensão do texto: como se organizar, planejar e realizar o trabalho, além de educação financeira.
O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral, interpretados pelos atores André Santos e Djair Guilherme, para montar um palco onde vai ocorrer uma apresentação. Assim, ao longo da encenação, dão vida a 11 personagens de quatro histórias diferentes, com o uso de figurinos e acessórios numa estética que remete ao circo. A partir da montagem do cenário, as narrativas começam a surgir numa sucessão de cenas bem costuradas.
A cena contemporânea mostrada na rua com toques de palhaçaria
Para a construção da encenação, que bebe das raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes, Leonardo Cortez diz que “artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”. Por isso, a escolha em apresentar o espetáculo na rua, segundo a produtora Sonia Kavantan, “reforça a missão de democratizar o acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade de PCD com interpretação em libras e folder em braile”.
Sobre apresentar-se na rua, André Santos conta ser muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. “A rua é um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro, onde a energia entre o público e a peça é criativa e empática”, observa. Já Djair Guilherme acredita que possibilita olhar no olho das pessoas e entender o que estão sentindo. “Depois das sessões, as pessoas vêm conversar com a gente e dizer que estamos contando a história de vida delas. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas”, comenta o ator.
Ficha Técnica
Texto e direção: Leonardo Cortez.
Assistência de direção: Rogerio Barsan
Elenco: André Santos e Djair Guilherme
Composição e direção musical: Jonatan Harold
Cenário e figurino: Márcio Araújo e equipe
Iluminação: Ricardo Bueno.
Coreografia: Fabiana Santos
Operação de som: Rogerio Barsan
Fotografia: João Caldas Filho
Identidade visual: Fernando Moser
Direção de produção: Sonia Kavantan
Produção: Tiago Barizon e Rogerio Barsan
Assistente administrativo: Milka Master
Produção local: Andréa Glória
Patrocínio: Visa
Realização: Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Quem Prospera Sempre Alcança
Local: Praça Zumbi dos Palmares • 4 de Outubro – 12:30 h e 17:00 h
Praça Central da Feira da Torre • 5 de Outubro – 11:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca