Uma metáfora da mulher negra em diáspora, cíclica e em constante transformação dão o tom do espetáculo solo de Amanda Reis.
Respeite Meus Cabelos é um solo teatral poético-musical. Ele traça uma poderosa narrativa sobre identidade, beleza e resistência da mulher negra por meio da metáfora do cabelo crespo trançado. A personagem Lua é uma trancista e seu corpo se torna um território de memória. Nele gestos, palavras e cantos dão voz a histórias, ritos e à força de um corpo coletivo. Este corpo resiste aos apagamentos históricos e insiste em florescer.
A peça é um tributo que evoca, por meio da personagem, o legado de gigantes. São elas Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo, Elza Soares, Angela Davis e outras tantas mulheres. Elas tecem a trama da história, um contraponto de luta e gloriosa existência. Para Amanda Reis, o ato de trançar no palco é profundamente político e ancestral.
– Continua Depois da Publicidade –
Um manifesto poético-político
“Quando Lua trança os fios, ela não realiza apenas um gesto cotidiano, ela ativa um rito de pertencimento. Cada trança é um fio de memória a conectar o corpo presente às vozes ancestrais. A ação, para além de ser lida como estética, ganha a força de um manifesto: trançar é inscrever no corpo a resistência contra a tentativa colonial de apagar a identidade negra“. Relata Amanda Reis.
Mais do que apenas um espetáculo, a peça é um manifesto poético-político. É um convite ao público para adentrar um ritual de cura e reconhecimento. Nele, cada fio é tratado coo arquivo vivo. Cada trança como narrativa ancestral e cada coroa erguida como gesto de insubmissão. Assim, ele conclui um chamado urgente: respeitar os cabelos é respeitar a história, a dignidade e a vida das mulheres negras.
Ficha Técnica Respeite Meus Cabelos
Direção Artística: Thiago Carvalho
Assistência de Direção: Raissa Frazão
Coordenação de Produção: Davi Dias
Produção Executiva: Fernanda Duarte
Assistente de Produção: Ellen Gabis
Atriz: Amanda Reis
Dramaturgia: Amanda Reis e Thiago Carvalho
Direção de Movimento: Gabriel da Paz
Músicas: Diangala, Fernanda Vitória e Mallu Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Bruna Abreu
Gestão de Mídias Sociais: Jaitai Ribeiro
Figurino: Luzzi Luango
Iluminação: Ana Clara Neves
Cenografia: Thiago Carvalho
Assistente de Cenografia: Fernanda Duarte
Apóio Técnico: Caléo
Fotografia: Isaac Alencar
Designer Gráfico: Fernando PJ
Intérprete de Libras: Bárbara Querubina
Audiodescrição: Lúcia Corrêa
Informações Respeite Meus Cabelos
Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro – 708 Norte
Data: 22 de Novembro – 19:00 h • 23 de Novembro – 17:00 h e 20:00 h
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: livre
Ingresso: Compre Aqui




