Entre o real, o virtual, a comédia e dramas familiares, Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma convida o público a refletir sobre a essência do humano em tempos de inteligência artificial e metaverso.
Estreia no Empório Cultural, em Brasília, Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma. A peça une, pela primeira vez, dois dos maiores coletivos teatrais da cidade, Grupo Liquidificador e Grupo Tripé, em uma coprodução que propõe uma experiência imersiva e crítica sobre os tempos digitais. Com dramaturgia e direção assinadas por Fernando de Carvalho, parceiro artístico de Zé Celso em Fausto e Héliogabalo. O espetáculo é uma transcriação do clássico Seis Personagens à Procura de Um Autor, de Luigi Pirandello, e discute os limites entre o real e o virtual, o corpo e a identidade, a consciência e os atos digitais.
Realidade, moral e metaverso
Na trama, seis perfis fakes de internet ganham materialidade e invadem o ensaio de uma prestigiada companhia teatral. Certos de que apenas estrelando uma peça poderiam se tornar verdadeiramente humanos, eles pedem ajuda aos artistas, mas enfrentam resistência da diretora e do ator principal. Com ares de ficção científica, o espetáculo conduz o público a reflexões filosóficas sobre as fronteiras entre o que hoje podemos considerar real e fake — ou se essas categorias ainda fazem sentido.
Além de discutir as fronteiras entre corpo e virtualidade, Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma aborda as consequências de nossas ações no espaço digital. A trama atravessa temas como fetiches, vícios virtuais e as ambiguidades morais que permeiam nossas interações online. A peça culmina em uma grande catarse visual, conduzindo o público para um metaverso onde as barreiras entre realidade e ficção se dissolvem completamente. Projeções criadas pelo artista Aníbal transportam a narrativa para um espaço sensorial de distorção e reconstrução.
“Adaptar Pirandello para uma montagem de teatro atual é um grande desafio. Na época do texto o teatro era uma mídia mainstream onde as pessoas se encontravam e trocavam informações. O impacto das discussões entre realidade e ficção eram mais fortes. A nossa proposta traz para o mundo virtual, das redes sociais uma atualização do que é corpo, do que é presença e como todas as pessoas envolvidas nestas plataformas hoje em dia criam suas personagens de si mesmas”, explica o diretor, Fernando de Carvalho.
O elenco reúne talentos como Ana Quintas, Fernanda Alpino, Gustavo Haeser, João Pedreira, Kamala Ramers e Larissa Souza. A trilha sonora original, executada ao vivo por Mattoso Ribeiro, a cenografia de Marley Oliveira e a iluminação de Ana Quintas e Larissa Souza se somam para criar um ambiente único, onde tecnologia e teatro dialogam intensamente.
A peça também contará com datas especiais dedicadas à acessibilidade e sessões exclusivas para estudantes:
Acessibilidade
14 e 21 de Fevereiro – 20:00 h • Sessões com Intérprete de LIBRAS
15 e 22 de Fevereiro – 20:00 h • Sessões com Audiodescrição
Sessões exclusivas para estudantes
20 e 21 de Fevereiro – 15:00 h • Sessões com Mediação Cultural e Intérprete de LIBRAS
Para o agendamento de escolas, entre em contato com o Mediato Conecta
Informações Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma
Local: Empório Cultural – ETMB
Data: 13 a 23 de fevereiro de 2025 • Quinta a Domingo – 20:00 h
Ingresso: Compre Aqui