Bsbart

Tom na Fazenda chega a Brasília após sucesso internacional

Quando:
06/06 - 20:00h   a   09/06 - 19:00h
Local:
Teatro Royal Tulip

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um espetáculo que aborda a homofobia

O espetáculo Tom na Fazenda aborda a homofobia no Brasil, pois nosso país é que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.

 A trama de Tom na Fazenda se desenrola no campo, pois é para esse local que Tom se desloca com o intuito de acompanhar o funeral de seu falecido companheiro. Ao chegar, ele se depara com o fato de que a sogra desconhecia a orientação sexual de seu filho e tampouco ouvira falar dele.

Nesta hostil realidade, Tom é envolvido numa armadilha criada pelo truculento irmão do falecido. Um fazendeiro que insiste, através de violência, que Tom esconda o relacionamento de sua mãe enlutada. Mas isso resulta numa complicada relação de mentiras.

Nessa fazenda, onde mentir se torna uma condição de sobrevivência, o cenário acaba virando um jogo perigoso, mas embebido de emoções cortantes. Em cena, homofobia, choque cultural e patriarcado sujam e transfiguram corpos, revelando a grandeza trágica de um contexto universal.

Tom na Fazenda, escrito pelo canadense Michel Marc Bouchard e com direção de Rodrigo Portella, cumpre temporada de quatro sessões no Teatro Royal Tulip. No elenco estão Armando Babaioff, idealizador do projeto e responsável pela tradução e adaptação do texto, Camila NharyGustavo Rodrigues e Denise Del Vecchio.

Sobre a importância de montar este texto no Brasil, o encenador Rodrigo Portella aponta que uma expressiva onda conservadora se levantou nos últimos anos, reagindo aos avanços progressistas alcançados nessa virada de século. “No Brasil tivemos golpe político, censura às artes, genocídio em comunidades indígenas e favelas, desmatamento desenfreado, perseguição às religiões de matriz não-europeia e recorde mundial de assassinatos por razões homofóbicas. É nesse contexto de Brasil, que cai em nossas mãos Tom na Fazenda, do canadense Michel Marc Bouchard”.

Em cartaz há sete anos, a montagem acumula mais de 25 prêmios recebidos. Entre os principais estão os de Melhor Espetáculo, no Festival Transamérique, em Montreal no Canadá, de Melhores Ator e Diretor pelo 12º APTR e de Melhor Diretor no 30º Shell, ambos na cidade do Rio de Janeiro, e de Melhor Espetáculo na 63ª Edição do APCA, em São Paulo.

Ficha Técnica

Texto: Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Bruno Perlatto
Projeto Musical: Marcello H.
Coreografia: Toni Rodrigues
Comunicação e Projeto Gráfico: Victor Novaes
Produção Executiva: Cláudia Barbot e Júlia Tavares
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistel
Idealização e Produção: Armando Babaioff, Quadro VivoDifusão Cultural

Local: Teatro Royal Tulip – SHTN Trecho 01
Data: 6, 7, 8 e 9 de junho • Quinta à Sábado – às 20:00 h • Domingo – às 19:00 h
Classificação: 18 anos
Duração: 120 minutos
Ingressos: Compre Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE