Vamos Brincar Daquilo é um híbrido de poesia, show, aula espetáculo e debate, pois o ator Tuca Andrada transpõe para os palcos o legado de um dos nomes seminais do Tropicalismo.
A peça marca o retorno do ator ao teatro e à direção além de apresentar uma leitura autoral sobre o poeta, escritor e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Um dos mais importantes pensadores, artistas e provocadores da cultura brasileira nos anos 60/70, que se tornou conhecido em todo o país por ter sido uma das principais figuras do Tropicalismo.
Com texto e direção de Tuca Andrada, em parceria com sua amiga de adolescência Maria Paula Costa Rêgo, fundadora com Ariano Suassuna do Grupo Grial de Dança, o projeto surgiu a partir da leitura da obra “Torquatália”, uma antologia do Torquato Neto por Paulo Roberto Pires. Assim, alimentou-se da leitura de poemas, parcerias musicais, trabalhos jornalísticos, roteiros, correspondências e de um diário escrito de dentro de um hospital psiquiátrico.
A obra do tropicalista trazida para o teatro
Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo é dividido em duas partes, mas sem intervalo. Na primeira, o ator mostra à assistência sua visão, impressões e marcas que teve ao se envolver com o poeta. Na segunda, o público é convocado a interagir, perguntando, fazendo observações, críticas e tirando dúvidas, o que torna o espetáculo renovado a cada noite.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização.
Ficha Técnica
Criação: Tuca Andrada, a partir da obra e vida de Torquato Neto
Direção: Tuca Andrada e Maria Paula Costa Rêgo
Atuação: Tuca Andrada
Direção de Movimento: Maria Paula Costa Rêgo
Direção Musical: Caio Cezar Sitonio
Criação de Luz: Caetano Vilela
Cenário e Figurino: Tuca Andrada e Maria Paula Costa Rêgo
Parangolé: Izabel Carvalho
Músicos: Caio Cezar Sitonio e Pierre Leite
Fotografia: Ashlley Melo
Produção Executiva: Tuca Andrada e Adriana Teles
Projeto Gráfico: Humberto Costa
Realização: Iluminata Produções Artísticas
Serviço
Direção: Tuca Andrada e Maria Paula Costa Rêgo
Local: Galeria 4 do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: CCBB – Setor de Clubes Especial Sul
Temporada: 21 de novembro a 15 de dezembro de 2024 • Quinta a Sábado – 19:30 h • Domingo – 18:30
Ingresso: Compre Aqui
Acessibilidade: No dia 7 de dezembro a sessão tem tradução para Libras
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos