Bsbart

CCBB recebe a comédia irônica Fim de Partida

Inspirado no texto do dramaturgo Samuel Beckett
Quando:
28/03   a   21/04
Local:
Teatro CCBB - SCES


Fim de Partida é um espetáculo inspirado no texto do dramaturgo Samuel Beckett, que traz o mundo sombrio e angustiante do autor irlandês, mas vivido por dois palhaços.

A estreia acontece no Teatro do CCBB Brasília, com sessões de sexta a segunda, sempre às 19:00 h.

Eid Ribeiro é um dos mais relevantes artistas do teatro brasileiro e retorna a um dos mais conhecidos textos de Beckett, pois já esteve nos palcos nos anos 1980. Ao revisitar Fim de Partida, Eid inova e traz dois palhaços da Trupe Garnizé, como protagonistas: Francisco Dornellas e seu filho Victor. Completam o elenco, em participações especiais, João Santos e Marina Viana.

A peça tenta encontrar uma simbiose, pois mostra o personagem, da ficção beckettiana, mas acrescenta a linguagem da palhaçaria, com duas narrativas que percorrem caminhos paralelos, mas que se identificam em determinados momentos, praticando um jogo de ironia e escárnio, rindo do trágico destino traçado para a humanidade.

O espetáculo é inspirado em texto escrito por Beckett e apresenta um contexto pós-catástrofes, pois acontece após duas guerras mundiais. Sobre os destroços e os entulhos do nazifascismo, Beckett desloca o olhar sobre este plano de destruição e envenenamento social e escreve, entre 1954 e 1956, uma peça sobre as relações tóxicas, servis e parentais. No espaço fechado de um bunker, as duas personagens principais, Hamm e Clov, agem e dialogam num jogo de repetições, próprio da comédia burlesca. 

A nova montagem de Ribeiro traz um Beckett com tons de comédia, sem deixar de ser profundamente humano. Em cena, Francisco Dornellas (78) vive Hamm e contorna as dificuldades motoras e cognitivas ocasionadas por dois AVCs recentes sofridos pelo ator. Para superar os desafios, Chico conta com recursos tecnológicos, mas tem o auxílio do filho, Victor Dhornelas.

Local: Teatro CCBB – SCES Trecho 02
Temporada: De 28 de março a 21 de abril • De quinta a sábado – sempre às 20:00 h • domingo – às 18:00 h
Duração: 135 minutos, com 10 minutos de intervalo
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Ingressos: Compre Aqui

Mídias relacionadas:

No Site BSB Art você encontra informações sobre Teatro, Exposiçõe, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iphone 15 pro
banner iphone
banner iphone